Sempre prontos

Sempre prontos

O ano começou. Mas há quem diga que o ano só inicia mesmo após as festas de carnaval. No meio de adultos, jovens, crianças, sorrisos, abraços, sonhos, diversão, homens e mulheres zelam pela segurança de centenas de pessoas. Basta alguns passos pelas ruas para observarmos que policiais militares se misturam com a multidão, enquanto o carnaval desperta a alegria do povo acreano.

E assim se segue o presente ano. Por vezes, nem se nota a presença da Polícia Militar no cotidiano da sociedade, no entanto, é praticamente impossível pensar em qual hora do dia os policiais não estão presentes na vida dos acreanos. Seja indo ao trabalho, deixando o filho na escola, almoçando em um restaurante, caminhando ao ar livre, fazendo compras, pagando boletos, dirigindo pelas ruas da cidade, nos hospitais e, claro, durante toda à noite.

Essa é a essência da instituição. Ser tão presente na vida do outro que acaba passando despercebida, como se fosse parte da rotina de todos. E de fato é. Assim, caro leitor, você pode ter a certeza de que a sua volta a salvo para casa também teve grande contribuição da atuação da Polícia Militar, que trabalha nos bastidores para que você possa aproveitar o melhor do dia.

Enquanto isso, a missão continua. E durante todas as festas que ocorrem no ano, há militares que deixam o conforto de seus lares e suas famílias para cuidarem de outras. Não é por acaso que se diz: “ser policial é um sacerdócio”. Em outras palavras, não é para qualquer um, mas sim, para aqueles que estão dispostos a colocar em risco sua própria vida para o benefício de seu semelhante, o qual muitas vezes não se sabe nem mesmo o nome. 

Mas não se preocupe. Eles sempre estarão lá, pois são a última barreira entre a paz e o caos. E ninguém precisa lembrá-los disso. Já está no “sangue”, como se diz na caserna. Não existe algo ou alguém que possa substituí-los, o que é possível em outras profissões. E o mais inédito é que não há dinheiro que pague tudo isso: o sentimento de missão cumprida.

Para os policiais militares, o ano começou muito antes da meia-noite da virada do ano passado. Muito antes de você fazer as promessas do ano atual. Muito antes do primeiro dia do ano. Muito antes de você escolher a sua fantasia de carnaval, pois já havia homens e mulheres planejando a sua segurança. Parece loucura, não é mesmo? Mas é a Polícia Militar presente na sua vida.