Policiais militares do Acre concluem curso de Intervenção Rápida Ostensiva em Sergipe

Policiais militares do Acre concluem curso de Intervenção Rápida Ostensiva em Sergipe

Três policiais militares do Acre concluíram, no último domingo, 8, a terceira edição do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (Ciro), promovido pela Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE). A capacitação teve início no dia 7 de agosto e totalizou 32 dias de intensa preparação, somando uma carga horária de 384 horas/aula.

A fase de adaptação do curso ocorreu no município de Moita Bonita, com término da etapa rústica na sede do Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), em Aracaju, totalizando um percurso de 64 km. As demais etapas de instrução foram realizadas em diversas cidades sergipanas, como Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Areia Branca, sob a supervisão da PMSE e coordenação do 3º Ciro. Ao todo, 24 policiais militares iniciaram a formação, sendo 18 de Sergipe, três do Acre, dois do Piauí e um de Alagoas. Após o período de treinamento, 18 policiais concluíram o curso com aproveitamento.

O GIRO (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva) é uma unidade especializada da Polícia Militar voltada ao patrulhamento tático com o uso de motocicletas. Sua principal missão é oferecer resposta rápida em situações de alta complexidade, além de atuar em operações especiais e em áreas de difícil acesso para viaturas convencionais. A mobilidade das motocicletas garante agilidade no atendimento de ocorrências e maior poder de reação em situações críticas.

A formatura, realizada no dia 8 de setembro, oficializou o encerramento da terceira edição do CIRO, reforçando o compromisso da PMAC com a qualificação e a integração das forças de segurança pública.