Polícia Militar lança 2ª edição do curso de operador de drone

Polícia Militar lança 2ª edição do curso de operador de drone

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Acre (PMAC) lançou o segundo curso para operador de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) de 2025. A capacitação teve início nesta terça-feira, 22, e também abrange integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Penal.

Nos últimos anos, o BPA capacitou mais de 700 integrantes das forças de segurança pública em diversos cursos voltados para o policiamento ambiental. Somente em 2025, o curso de RPA está em sua segunda edição, sendo composto por 21 alunos. Além disso, o treinamento foi acrescido de novas disciplinas que envolvem tanto a pilotagem quanto a manutenção dos equipamentos, totalizando 40 horas-aula.

O subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, destacou o reconhecimento em âmbito nacional do curso ministrado pela instituição. “Atualmente, oferecemos o melhor curso de operador de RPA do Brasil. Recentemente, tive a oportunidade de conversar com colegas de outras instituições do País, que afirmaram que temos, hoje, a melhor capacitação de operadores voltada para o contexto de segurança pública.

As RPA’s são popularmente conhecidas como drones e têm ganhado espaço no âmbito da segurança pública. Através dessa tecnologia, é possível realizar navegação aérea em locais de difícil acesso, localizar pessoas e realizar mapeamento de regiões específicas. A previsão para este ano é que sejam formadas quatro turmas de operadores, promovendo ainda mais a integração entre as instituições.