Polícia Militar inicia Curso de Formação de Cabos para 206 militares estaduais
Com a presença de autoridades civis e militares, a Polícia Militar do Acre (PMAC) deu início, nesta quinta-feira, 12, ao Curso de Formação de Cabos (CFC 2025). A aula inaugural reuniu os 206 alunos cabos matriculados em solenidade realizada no Centro Universitário Estácio Unimeta, em Rio Branco, com transmissão ao vivo promovida pela Associação dos Militares do Acre (Ameac).
O curso terá duração de aproximadamente dois meses, com uma carga horária de 290 horas/aula. A formação contempla dez disciplinas, sendo seis ministradas ao vivo, por videoconferência, e quatro na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O conteúdo programático segue a Matriz Curricular Nacional, com ênfase na filosofia de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, em consonância com o Plano Estratégico da PMAC.
Participaram da solenidade a comandante-geral e o subcomandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronéis Marta Renata Freitas e Kleison Albuquerque, a procuradora-geral do Estado, dra. Janete Melo, representando o Governo do Estado, além de oficiais e praças da instituição.
Em sua fala, a comandante-geral destacou a importância do momento na vida dos militares. “Valorizem esse passo na carreira de vocês. A graduação de cabo, alcançada com seis anos de serviço, representa uma grande conquista. Só quem está dentro da instituição sabe o tamanho do esforço para chegar até aqui. A Polícia Militar do Acre tem muito orgulho de sua história, construída com o suor e o comprometimento de cada um dos senhores”, disse.
A aluna cabo Eliege Queiroz, uma das integrantes da turma, também falou sobre o significado da formação. “Hoje é um dia de imensa gratidão e alegria. Toda ascensão dentro da nossa carreira militar, além de uma conquista profissional, é o reconhecimento de um caminho trilhado com dedicação e compromisso pela farda que vestimos com orgulho. Toda nossa turma está feliz com o início dessa nova etapa. E dedicamos também esse momento aos nossos irmãos de farda que, infelizmente, não estão mais aqui conosco”, concluiu.