Polícia Militar forma 291 alunos no Proerd em Rio Branco
A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário e Direitos Humanos (CPCDH), promoveu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), na manhã desta sexta-feira, 04.
No total, 291 alunos do ensino médio das escolas Sebastião Pereira e João Calvino concluíram o curso do Proerd, que tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre o perigo do uso de drogas. A solenidade contou com a presença de policiais militares, professores, pais e alunos.
Para o senhor Estanislau da Silva, representante da comunidade, a Polícia Militar tem papel imprescindível na vida dos jovens. “A escola e a família são nossos pilares. Vemos aqui futuros médicos, engenheiros e até mesmo policiais militares. As drogas vêm para destruir sonhos e tentar inserir esses adolescentes em caminhos obscuros. O Proerd tem um papel fundamental na vida desses alunos, pois mostra o caminho que não deve ser trilhado e inspira exemplo de moral, conduta e ética”, disse.
Durante a formatura, os instrutores premiaram os alunos destaque que escreveram as melhores redações abordando sua experiência no projeto. Ao todo, oito alunos foram chamados para compartilharem seus textos e receberam a condecoração das mãos dos policiais, instrutores e professores.
A Diretora do colégio João Calvino, Janaína Costa, expressou seu agradecimento à equipe do Proerd. “Para nós é um momento de muita alegria. Agradecemos à Polícia Militar por ter atendido nosso chamado e ter nos apoiado nesse projeto de levar conscientização a essa juventude, que diariamente sofre más influências e necessita de uma orientação, para que não façam escolhas ruins no decorrer de suas vidas”, disse a diretora.
A estudante do colégio João Calvino, Geovana Gabriela da Silva, destacou a importância do projeto. “O proerd é fundamental para crianças e adolescentes. Hoje, vivemos em uma sociedade que caminha para um destino ruim. Portanto, para mim, o programa nos ajuda a saber como lidar em determinadas situações e a não fazer uso de drogas ilícitas”, enfatizou.

A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, marcou presença na solenidade. “É muito bom olhar no rosto de cada adolescente e ver que eles estão trilhando uma nova jornada em suas vidas. A Polícia Militar tem papel fundamental na vida deles ao entregar ferramentas poderosas que os auxiliarão a tomar as decisões corretas. O Proerd fornece o conhecimento como uma das estratégias de resistências às drogas e à violência que certamente irá auxiliá-los durante a vida”, disse a comandante.
O programa teve início em nosso estado no ano de 1999 e já foram formados mais de 200.000 (duzentas mil) crianças e adolescentes de 5º ano e 7º ano em todo estado do Acre até 2024. Em 2025, o projeto também se estendeu às escolas de ensino médio e tem transmitido conscientização e conhecimento necessários para a vida.