Polícia Militar do Acre forma primeira turma de capelães da instituição
A Polícia Militar do Acre (PMAC), em colaboração com o Ministérios Pão Diário, realiza solenidade de formatura da primeira turma de capelães da instituição. O evento, que contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, ocorreu no auditório do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre (Sebrae/AC), na manhã desta sexta-feira, 31.
Ao todo, 38 alunos concluíram o curso, que teve uma carga horária de 170 horas/aula distribuídas em cinco meses. As instruções foram ministradas por meio de um sistema híbrido, organizado tanto em modalidade presencial quanto online. Além disso, a capacitação contou com professores de várias regiões do Brasil como Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Com certificação a nível internacional, o curso foi planejado para proporcionar uma formação abrangente, com aulas presenciais, atividades a distância e estágio supervisionado. A abordagem multidisciplinar permitiu aos participantes desenvolver competências teóricas e práticas indispensáveis para a atuação em capelanias institucionais.
A vice-governadora do estado do Acre, Maílza Assis, destacou a importância da capelania no âmbito das intuições e da sociedade. “O curso irá proporcionar amparo espiritual àqueles que necessitam de auxílio em alguma situação de crise. Sem dúvidas, nossas instituições e nossa comunidade estarão bem orientadas e cuidadas pelos novos capelães”, disse.
As disciplinas abordaram temas envolvendo atendimento espiritual, apoio emocional, ética profissional, liderança e gestão de crises. Os formandos estão habilitados a atuar como agentes de apoio integral, promovendo saúde biopsicossocioespiritual nas instituições e comunidades onde atuarem.
A parceria com o Ministérios Pão Diário no Brasil, uma organização dedicada a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual, reforça a qualidade da formação, assegurando que os conteúdos e práticas do curso se mantivessem alinhados com as melhores práticas de capelania e assistência espiritual, adaptadas ao contexto da segurança pública.
A colaboração visa não só capacitar os voluntários, mas também integrá-los na missão de oferecer apoio espiritual nas unidades da PMAC, fortalecendo o bem-estar espiritual e emocional de seus membros.