Polícia Militar comemora os 20 anos do 3º BPM

Polícia Militar comemora os 20 anos do 3º BPM

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Polícia Militar do Acre (PMAC) celebrou os vinte anos de existência do 3º Batalhão. O evento contou com a presença de oficiais e praças, além da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, e da comunidade.

Há duas décadas, o 3º BPM atua na região da parte alta da cidade, área que abrange 54 bairros e comunidades da zona rural. A unidade teve início em 2003, com o projeto Polícia da Família, voltado para os bairros emergentes da época. Posteriormente, outras modalidades de policiamento reforçaram a segurança na área, como o policiamento comunitário e escolar.

Durante o evento, a coronel Marta Renata ressaltou a importância da unidade. “Para mim, é uma honra e uma imensa gratidão comemorar esses vinte anos do batalhão. Também atuei nesta unidade em 2005, que cuida de centenas de pessoas que moram nessa região. São duas décadas de trabalho árduo em prol da nossa sociedade. Também não podemos nos esquecer das famílias de cada policial militar, que contribuem para o sucesso dessa unidade. Parabéns a cada um que faz parte dessa história”, disse a comandante.

O evento contou com a participação especial do projeto Força e Honra, que oferece aulas de jiu-jitsu para crianças da área do 3º BPM. Criada em 2017, a iniciativa atende atualmente mais de 80 participantes, entre crianças e adolescentes. Na ocasião, os alunos fizeram demonstrações de imobilizações da arte suave e das técnicas de luta aprendidas.

Para a atual comandante do 3º BPM, tenente-coronel Cristiane Silva, a solenidade simboliza o reconhecimento da atuação do batalhão. “Agradeço a todos os presentes por comemorarem os vinte anos do batalhão, que tem representado muito bem nossa instituição, desde as atividades operacionais até os projetos sociais desenvolvidos com a comunidade”, destacou a oficial.

O subtenente Silva Azevedo, que trabalha há 22 anos na área, relembrou a história da unidade. “Agradeço aos meus ex-comandantes, que estão aqui presentes. Aprendi muito com cada um deles. Entrei na instituição em 2000 e, em 2003, fiz um curso para atuar no projeto Polícia da Família, no qual trabalhamos arduamente para levar segurança à comunidade. Na época, ainda estavam surgindo os primeiros bairros, acompanhados de um grande índice de violência. Quando chegamos aqui, tínhamos apenas uma viatura para atender toda a área. Hoje, podemos contemplar um batalhão estruturado e presente na vida da sociedade”, destacou o policial.

Militares da reserva e ex-comandantes que trabalharam no 3º Batalhão prestigiaram a solenidade e foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Policiais da ativa também receberam certificados de agradecimento, em reconhecimento à sua proatividade nas ruas para garantir a segurança dos cidadãos.