Diretoria de Saúde da PMAC comemora 35 anos
Ao longo de 35 anos, a Diretoria de Saúde (DS) da Polícia Militar do Acre (PMAC) tem sido um pilar essencial no cuidado com a saúde dos policiais militares, servidores civis e seus familiares. Criada em 1990, a unidade celebra, nesta sexta-feira, 28, mais de três décadas dedicadas à assistência e ao bem-estar desses públicos. Como órgão de direção setorial, a DS é responsável pela administração, coordenação e fiscalização das ações de saúde, consolidando-se como referência em atendimento e qualidade de vida para os profissionais da PMAC e seus dependentes.
A Policlínica, principal braço da DS, conta com um efetivo de 64 militares e atende quase 11 mil beneficiários. Por meio do Fundo de Saúde, a unidade oferece assistência médico-hospitalar, incluindo atendimentos clínicos e cirúrgicos. Os serviços são destinados a policiais militares da ativa e da reserva, pensionistas, familiares e servidores civis da instituição.
Anualmente, cerca de 204 mil atendimentos são realizados nas áreas de odontologia, enfermagem, psicologia, ginecologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e serviço social. A DS também mantém convênios com diversas especialidades clínicas, laboratoriais e hospitalares, ampliando a rede de atendimento para aqueles que necessitam de cuidados específicos.
Impacto na vida dos beneficiários
Dinaan Santos da Costa de Moura, mãe de um policial militar, é uma das beneficiárias do serviço. Neste mês de aniversário da Policlínica, ela realizou uma cirurgia para remoção de um nódulo no seio, evitando possíveis complicações futuras. Segundo ela, sem o apoio da DS, o procedimento não seria possível. “A Policlínica me proporcionou um acompanhamento de saúde que nunca tive. Graças a Deus e a esses profissionais, consegui me livrar de um mal maior”, declarou.
Para o diretor de Saúde, tenente-coronel Airton Leitão, a data é motivo de celebração. “Os 35 anos da Policlínica representam um marco na saúde e no apoio aos militares estaduais e seus familiares. Ao longo dessas três décadas e meia, a unidade evoluiu significativamente, ampliando serviços, modernizando instalações e acompanhando os avanços da medicina para melhor atender seus pacientes. É também um momento de gratidão a todos os médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, técnicos e demais profissionais que fazem desta instituição um verdadeiro espaço de cuidado e acolhimento”, destacou.
Desde 2024, a Policlínica tem implementado ações voltadas ao acompanhamento biopsicossocial, promovendo a saúde integral dos conveniados. A iniciativa envolve o trabalho conjunto das equipes de enfermagem, psicologia e assistência social. Além disso, a unidade divulga anualmente um calendário de campanhas de conscientização, fortalecendo iniciativas como Janeiro Branco, Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.