Coronel Marta Renata participa de reunião nacional de comandantes-gerais no RN
A comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata, representa o Estado na 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCGPM), realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, em Natal (RN). O encontro reúne lideranças militares de todo o país para discutir pautas estratégicas da segurança pública.
Comandantes-gerais de todo o País participam do Encontro. Foto: Joabes Guedes/PMAC
Entre os temas em debate estão o alinhamento da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (Lob), a criação do Conselho Nacional de Corregedores PM/BM e a gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, apresentada por Camila Pintarelli, diretora do Fundo. Também estão em pauta cooperação em saúde, inteligência, dentre outros temas de relevância nacional.
Programação diversa
Ao longo dos três dias, o evento conta com diversas atividades, entre elas apresentações institucionais e debates sobre a Lob. Na quarta-feira, 20, acontecem as aberturas oficiais dos eventos de Inteligência e Saúde, além de credenciamento, palestras, encontros paralelos e atividade externa, encerrando o dia com jantar oficial.
A programação prevê, dentre outras pautas, palestra do Ministério das Relações Exteriores sobre missões de paz da ONU, exposição sobre festival literário, fala do Arcebispo Militar do Brasil e deliberação de pautas internas do Conselho, seguida do jantar de encerramento.
Condecorações
Na solenidade de abertura, a coronel Marta Renata foi homenageada com a Medalha Tiradentes, da Polícia Militar de Goiás, e com a Medalha do Mérito Policial Militar, de Pernambuco. A comandante também conduziu a entrega de honrarias a oficiais de outros estados.
A coronel Marta Renata recebeu condecorações e entregou comendas a oficiais de outros estados. Foto: Joabes Guedes/PMAC
Receberam a Medalha Plácido de Castro os comandantes-gerais das PMs de Rondônia, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraíba. Já a Medalha Barão do Rio Branco foi destinada ao subcomandante-geral da PM de Rondônia, ao diretor da Academia da PM de Minas Gerais e ao subcomandante-geral da PM da Paraíba.
Integração
Para a coronel Marta Renata, a participação no CNCGPM reforça a importância do Acre no cenário nacional.
A comandante-geral da PMAC participou ativamente das atividades. Foto: Joabes Guedes/PMAC
"Este é um espaço de construção coletiva, onde compartilhamos experiências e fortalecemos parcerias que refletem diretamente no serviço prestado à sociedade. Para nós, do Acre, é a oportunidade de mostrar a relevância da nossa instituição no cenário nacional e, ao mesmo tempo, aprender com realidades diferentes que nos ajudam a crescer. A integração é a chave para enfrentarmos juntos os desafios da segurança pública", concluiu.